Apresentamos aos leitores de língua portuguesa, de forma inédita, uma lista com 159 citações de São Jerônimo aos livros deuterocanônicos. Não se trata apenas de quantidade (embora esta já nos forneça uma boa visão de seu amplo uso e respeito a esses livros), mas sim de como ele os citava em suas cartas, comentários e polêmicas. Veremos Jerônimo usando termos e expressões como “Escritura”, “Divina Escritura”, “Sagradas Escrituras” e “profeta”, e “está escrito”, para provar doutrinas, combater heresias como o pelagianismo, estabelecer regras, e transmitir ensinamentos morais e práticos. Ele cita a história geral e extrai desses livros conselhos de vida, sem fazer qualquer distinção entre os deuterocanônicos e os demais livros bíblicos, especialmente após o ano de 397. Leremos também seus comentários bíblicos nos quais ele utiliza esses livros para validar suas palavras, especialmente nos comentários aos livros de Isaías, Ezequiel e Jeremias (última obra de sua vida). A quantidade de citações dos deuterocanônicos nesses comentários torna praticamente impossível para um leitor honesto não acreditar que ele considerava esses livros como inspirados.
Em suma, apesar de seus comentários nos prefácios às suas traduções dos livros que hoje compõem a Vulgata Latina, veremos que, na prática, São Jerônimo sempre citou os deuterocanônicos como Escritura. Diversos estudiosos já constataram esse fato, como o autor anglicano John Norman Davidson Kelly (JND Kelly), considerado o melhor biógrafo de São Jerônimo em língua inglesa. Em seu livro sobre a vida de São Jerônimo, Kelly afirma:
“Em outros lugares, embora admitindo que a Igreja lê livros como Sabedoria e Eclesiástico que são estritamente não Canônicos, na prática ele continuou a citá-los como se fossem Escritura 35. De novo o que o moveu foi principalmente o embaraço que sentia ao ter que argumentar com Judeus com base em livros que eles rejeitaram, ou mesmo (por exemplo, as histórias de Susana, ou de Bel e o Dragão) que achavam francamente ridículos.” (Jerome: His Life, Writings, and Controversies – PG 161)
Na nota de roda pé 35, JND Kelly frisa:
“35 – Veja a lista impressionante, embora seletiva, fornecida por Penna, nas páginas 387-389 (frequentemente introduzida por ‘está escrito’, ‘a Escritura diz’, etc.).“
O que Kelly nos diz é que embora são Jerônimo tenha dito que esses livros não eram canônicos, por conta do embaraço de citá-los aos judeus, na prática os citava como escritura, dando exemplo dos termos usados como “escritura diz” e “está escrito”. Cita então a referencia a lista compilada por Angelo Penna (biografo de São Jeronimo em Língua italiana) que também constatou o óbvio em suas obras.
O mesmo constatou Andrew Eduard Breen (1902) que Escreceu o livro Introdução geral ao estudo das Sagradas Escrituras, onde também cita dezenas de citações de Jerônimo a esses livros :
“Estas são as citações reveladas por um exame superficial das obras de Jerônimo. Vemos nelas que ele citava com grande frequência os livros deuterocanônicos como Escrituras divinas.” (A general introduction to the study of the holy scripture, PG 465)
Também Neil Adkin, professor de Latin e Patrística na Universidade de Nebraska, em seu artigo sobre as referências cruzadas do livro de Tobias em são Jerônimo afirma:
“Foi por volta de 390 que Jerônimo iniciou a tradução da Bíblia apartir do hebraico. Esta conversão à verdade hebraica também implicou uma aceitação do cânon hebraico, que excluía as obras deuterocanônicas comumente lidas na igreja. Apartir daí Jerônimo faz questão de enfatizar a natureza o não canônicas desses livros. Na prática, porém, ele continua a citá-los como se fossem escrituras.” (Artigo Jeronimo e Tobias)
Seguem então as 159 citações que encontramos em seus escritos:
CARTAS
1 – “Deixe-me invocar em meu auxílio o exemplo das três crianças, que, em meio ao fogo frio e envolvente, cantavam hinos, em vez de chorar, e em torno de cujos turbantes e cabelos sagrados as chamas brincavam inofensivamente. Deixe-me lembrar também a história do abençoado Daniel, Daniel vi em cuja presença, embora fosse sua presa natural, os leões se agachavam, com caudas bajuladoras e bocas assustadas. Que Susana também se eleve na nobreza de sua fé diante dos pensamentos de todos; que, depois de ter sido condenada por uma sentença injusta, foi salva por meio de um jovem inspirado pelo Espírito Santo. Em ambos os casos, a misericórdia do Senhor foi igualmente demonstrada; pois enquanto Susana foi libertada pelo juiz, para não morrer pela espada, esta mulher, embora condenada pelo juiz, foi absolvida pela espada. (Daniel 12,61)” (Epístola I, 9)
2 – “Que Deus dá mais do que pedimos a Ele, [Efésios 3, 20] e que Ele muitas vezes nos concede coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem entraram no coração do homem, 1 Coríntios 2:9 eu sabíamos de fato antes da declaração mística dos volumes sagrados; mas agora, querido Rufino, tive a prova disso em meu próprio caso, pois considerei um desejo muito ousado ser autorizado, por meio de uma troca de cartas, a falsificar para mim mesmo sua presença em. a carne, ouça que você está penetrando nas partes mais remotas do Egito, visitando os monges e percorrendo a família de Deus na terra, Oh, se ao menos o Senhor Jesus Cristo me transportasse de repente para você como Filipe foi transportado para o eunuco, Atos 8, 26-30 e Habacuque a Daniel (Daniel 14,35), com que abraço apertado eu apertaria seu pescoço, com que carinho eu daria beijos naquela boca que tantas vezes se juntou a mim no erro ou na sabedoria. Mas como sou indigno (não. que você deveria vir até mim, mas) que eu deveria vir até você, e porque meu pobre corpo, fraco mesmo quando bem, foi abalado por doenças frequentes; Envio esta carta para conhecê-lo, em vez de vir pessoalmente, na esperança de que ela possa trazê-lo até mim, preso nas malhas da rede do amor.” (Epístola 3,1)
3 – “Quão afortunados cobertura que abriga para nós a mãe mártir dos Macabeus todos cingidos com coroas”. (Epístola 7 – Para Cromácio, Jovino e Eusébio (Loeb) 374 d.C)
4 – “E se ele não é perfeito, quando ele prometeu a Deus que ele seria perfeito, esta segunda promessa era uma mentira. Agora, ‘a boca que acusa com injustiça arrasta a alma à morte’ (Sabedoria 1, 11)” (Epístola 14, 6 – 375 d.C)
5 – “Nem todos os bispos são bispos de fato. Você considera Pedro; Marca Judas também. Você lembra de Estevão; veja também Nicolas, sentenciado no Apocalipse pelos próprios lábios do Senhor, Apocalipse 2:6 cujas imaginações vergonhosas deram origem à heresia dos nicolaítas. Deixe um homem examinar a si mesmo e então deixe-o vir.1 Coríntios 11:28 Pois não é a posição eclesiástica que faz de um homem um cristão. O centurião Cornélio ainda era um pagão quando foi purificado pelo dom do Espírito Santo. Daniel era apenas uma criança quando julgou os anciãos. Amós estava arrancando amoreiras quando, em um momento, foi feito profeta. Amós 7:14 Davi era apenas pastor quando foi escolhido para ser rei. E o menor de Seus discípulos era aquele a quem Jesus mais amava. Meu irmão, sente-se na sala de baixo, para que quando alguém menos honorável vier, você possa ser convidado a subir mais alto. Lucas 14:10 Em quem o Senhor repousa senão naquele que é humilde e de espírito contrito e que treme de Sua palavra? Isaías 66:2 A quem Deus cometeu muito, dele Ele pedirá mais. Lucas 12:48 Homens poderosos serão fortemente atormentados. Sabedoria 6:6 Nenhum homem precisa se orgulhar no dia do julgamento pela castidade meramente física, pois então os homens prestarão contas de cada palavra fútil, Mateus 12:36 e a injúria de um irmão será contada como o pecado de assassinato. Mateus 5:21-22 Paulo e Pedro agora reinam com Cristo, e não é fácil ocupar o lugar de um ou ocupar o cargo do outro. Pode vir um anjo para rasgar o véu do seu templo, Mateus 27:51 e remover o seu castiçal do lugar. Apocalipse 2:5 Se você pretende construir a torre, primeiro calcule o custo. Lucas 14:28 O sal que perdeu o sabor não serve para nada além de ser jogado fora e pisado pelos porcos. Mateus 5:13 Se um monge cair, um sacerdote intercederá por ele; mas quem intercederá por um sacerdote caído?” (Epístola 14, 9 – 375 d.C)
6 “Assim que o Filho de Deus pôs os pés na terra, Ele formou para Si uma nova família ali; para que, assim como Ele foi adorado pelos anjos no céu, os anjos poderiam servi-Lo também na terra. Então a casta Judite cortou mais uma vez a cabeça de Holofernes. Judite 13. Então Hamã — cujo nome significa iniqüidade — foi mais uma vez queimado em fogo de sua própria autoria. Ester 7,10 Então Tiago e João abandonaram o pai, a rede e o navio e seguiram o Salvador: nem o parentesco, nem os laços do mundo, nem o cuidado de seu lar poderiam detê-los. Então foram ouvidas as palavras: Quem quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me. Marcos 8:34 Pois nenhum soldado vai com a esposa para a batalha. Mesmo quando um discípulo teria enterrado seu pai, o Senhor o proibiu e disse: As raposas têm tocas e os pássaros do céu têm ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça. Mateus 8:20-22 ” (Carta 22, 21 a Eustóquio – ano 384 d.C)”
7 – “ainda a nossa alegria não se deve esquecer o limite definido pela Escritura, e não devemos ficar muito longe da fronteira da nossa luta. Seus presentes, de fato, lembram-me do Volume Sagrado, pois nele Ezequiel adorna Jerusalém com braceletes, (Ezequiel 16, 11) Baruc recebe cartas de Jeremias (Baruc 6) e o Espírito Santo desce na forma de uma pomba no batismo de Cristo (Mateus. 3, 16)” (A Eustóquio, Epístola XXXI, 2 – Ano 384 d.C).
8 – “‘Não dê teu cetro’, diz Ester, ‘a eles que não são nada’ (Ester 14, 11). Isto é, aos ídolos e demônios E certamente eles eram ídolos e demônios a quem rezou para que ela e os dela não fossem entregues.” (Carta 48,14, a Pamáquio. 393 d.C)
9 – “No entanto, o Espírito Santo no trigésimo nono Salmo, enquanto lamentando que todo homem anda numa vã aparência, e que eles estão sujeitos aos pecados, fala assim: ‘Porque todo homem anda à imagem’ (Salmo 39, 6). Também após o tempo de Davi, no reinado de seu filho Salomão, lemos uma referência um tanto similar à semelhança divina. Pois no livro da Sabedoria, que está escrito com o nome dele, Salomão diz:. ‘Deus criou o homem para ser imortal, e o fez ser uma imagem de sua própria eternidade.’ (Sabedoria 2, 23) e mais uma vez, cerca de mil cento e onze anos depois, lemos no Novo Testamento que os homens não perderam a imagem de Deus. Pois Tiago, um apóstolo e irmão do Senhor, que eu mencionei acima – que não podemos ser enredado nas armadilhas de Orígenes – nos ensina que o homem possui a imagem e semelhança de Deus. Pois, depois de um breve discurso sobre a língua humana, ele passou a dizer dela: ‘É um mal incontrolável … Com ela bendizemos a Deus, o Pai e com ela amaldiçoamos os homens, que são feitos à semelhança de Deus.’ (Tiago 3, 8-9) Paulo, também, o ‘vaso escolhido’ (Atos 9, 15), que em sua pregação foi totalmente mantida a doutrina do evangelho, nos instrui que o homem é feito à imagem e à semelhança de Deus. ‘Um homem’, diz ele, ‘não devem usar cabelos longos, porquanto ele é a imagem e glória de Deus.’ (I Cor. 11, 7). Ele fala da ‘imagem simplesmente’, mas explica a natureza da semelhança com a palavra ‘glória’. Em vez de três provas da Sagrada Escritura que você disse que iria satisfazê-lo se eu pudesse dá-las, eis que eu te dei sete ...” (Carta 51, 6-7 – A Epifânio – 394 d.C).
10 – “No livro de Judite – se alguém é da opinião que deve ser recebido como canônico – lemos sobre uma viúva desgastada de jejum e vestindo o manto sombrio luto…” (Carta 54, 16 – A Furia – 394 d.C)
11 – “O apóstolo Paulo quando compareceu perante o rei Agripa para responder às acusações que foram feitas contra ele, desejando usar uma linguagem inteligível para seus ouvintes e confiante no sucesso de sua causa, começou por parabenizar-se com estas palavras: Penso-me feliz, Rei Agripa, porque hoje responderei por mim mesmo diante de ti a respeito de todas as coisas das quais sou acusado pelos judeus: especialmente porque você é especialista em todos os costumes e questões que estão entre os judeus. Atos 26,2-3. Ele leu a palavra de Jesus: Bom é aquele que fala aos ouvidos dos que querem ouvir; Eclesiástico 25,9 e ele sabia que um defensor só tem sucesso na proporção em que impressiona seu juiz.” (Epístola 57,1)
12 – “Não, meu querido irmão, estime meu valor pelo número de meus anos. Cabelos brancos não é sabedoria, é a sabedoria, que é tão boa quanto os cabelos brancos Pelo menos é isso que Salomão diz: ‘a sabedoria que faz as vezes dos cabelos brancos’ (Sabedoria 4, 9). Moisés também na escolha dos setenta anciãos disse para tirar aqueles a quem ele sabia que eram anciãos de fato, que não para selecioná-los por seus anos, mas por sua discrição (Números 11, 16) E, como um menino, Daniel, julgou os homens de idade e na flor da juventude condenou a incontinência da idade (Daniel 13, 55-59)” (A Paulino, Epístola 58 – 395 d.C).
13 – “Rute, Ester e Judite são tão nobres que seus nomes foram colocados nos Livros Sagrados” (Carta 65, 1 – A Principia 397 d.C)
14 – “Nosso querido Pamáquio também rega as cinzas e os ossos santos reverenciados de Paulina, mas é com o bálsamo da esmola. Estas são as confecções e os perfumes com os quais ele cuida das brasas mortas de sua esposa, sabendo que está escrito: ‘A água apaga o fogo ardente, a esmola enfrenta o pecado.’ (Eclesiástico 3, 30).” (Para Pamáquio, Carta 66, 5 – 397 d.C).
15 – “Está provado também pelo conselho de Daniel que desejava que o mais ímpio dos reis -estivesse disposto a ouvi-lo – para ser salvo, usando de misericórdia para com os pobres.(Daniel 4, 27)” (Para Pamáquio, Carta 66, 6 – 397 d.C).
“O cânon da verdade hebraica, exceto a octateuco que tenho neste momento na mão[…] O Novo Testamento eu restaurei à forma autoritária do original grego. Porque, assim como o verdadeiro texto do Antigo Testamento só pode ser testado por uma referência ao hebraico, de modo que o verdadeiro texto do novo exige para a sua decisão de recurso ao grego.” (Carta 71 a Lucínio – 397 dC)
16 – “Pois, como está escrito no livro da Sabedoria, ele “Foi arrebatado para que a malícia lhe não corrompesse o sentimento…. Sua alma era agradável ao Senhor e é por isso que ele a retirou depressa do meio da perversidade.” (Sabedoria 4, 11-14). Nós podemos chorar com mais direito pois nós mesmos que estamos diariamente em conflito com os nossos pecados, somos corados com vícios, recebemos feridas, e devemos dar conta de toda palavra inútil” (Mateus 12, 36)” (Carta 75, 2, 399 d.C).
17 – “Gostaria de citar as palavras do salmista: ‘o sacrifícios a Deus é um espírito contrito’, (Salmos 51, 17) e o de Ezequiel ‘Eu prefiro o arrependimento de um pecador ao invés de sua morte’, (Ezequiel 18, 23) e as de Baruc, ‘Levanta-te, levanta-te, ó Jerusalém’ (Baruc 5, 5) e muitas outras proclamações feitas pelas trombetas dos profetas.” (A Oceano, Epístola 77, 4 – 399 d.C).
18 – “Tendo me encontrado encalhado nas águas rasas do pecado de Fabíola, demorei tanto tempo em sua penitência para poder abrir um espaço maior e bastante desimpedido para a descrição de seus louvores. Restaurada à comunhão diante dos olhos de toda a Igreja, o que ela fez? Nos dias de prosperidade ela não se esquecia das aflições; (Eclesiástico 11,25) e, tendo sofrido um naufrágio, ela não estava disposta a enfrentar novamente os riscos do mar. ”(A Oceano, Epístola 77, 6 – 399 d.C).
19 – “Ele realmente temia a Deus com toda a sua casa, esquecendo sua alta posição e passando todo o seu tempo com monges e clérigos. Tão abundantes eram as esmolas que ele dava ao povo que suas portas eram continuamente cercadas por enxames de doentes e pobres. E certamente ele orava a Deus sempre para que o que fosse melhor pudesse acontecer com ele. Portanto, rapidamente ele foi levado embora, para que essa maldade não alterasse seu entendimento…pois sua alma agradou ao Senhor.Assim, posso verdadeiramente aplicar a ele as palavras do apóstolo: Em verdade percebo que Deus não faz acepção de pessoas: mas em cada nação aquele que O teme e pratica a justiça é aceito por Ele.Atos 10:34-35” (A Salvina, Carta 79, 2 – 400 d.C).
20 – “Por que adio ainda mais o fim?Toda carne é erva e toda a sua bondade é como a flor do campo.Isaías 40:6 O pó voltou ao pó.Gênesis 3:19 Ele adormeceu no Senhor e foi colocado com seus pais, cheio de dias e de luz e criado em uma boa velhice. Pois a sabedoria é o cabelo grisalho dos homens.Sabedoria 4:9 Em pouco tempo ele cumpriu um longo tempo.Sabedoria 4:13 Em seu lugar agora temos seus filhos encantadores. Sua esposa é a herdeira de sua castidade.” (A Salvina, Carta 79, 6 – 400 d.C).
21 – “Essas coisas, querida filha em Cristo, eu te impressiono e frequentemente repito, que você pode esquecer as coisas que estão para trás e chegar-vos as coisas que estão diante (Filipenses 3, 12). Você tem viúvas, como você dignas de serem modelos, Judite de renome na história hebraica (Judite 13) e Ana, filha de Fanuel (Lucas 2), famosa no evangelho. Ambas Tanto de dia como de noite viviam no templo e preservado o tesouro de sua castidade pela oração e pelo jejum. Uma delas era tipo da Igreja, que corta a cabeça do diabo (Judite 13, 8) e a outra, primeiro recebeu nos braços o Salvador do mundo e lhe foi revelado os santos mistérios que estavam por vir (Lucas 2 , 36-38).” (A Salvina, Carta 79, 10 – 400 d.C).
22 – “O que o afirmador não considera é que as águas místicas no batismo são consagradas pela vinda do Espírito Santo: e o pão dominical, no qual se mostra o corpo do Salvador, e que partimos para nossa santificação; Se a força do Espírito Santo não alcança as coisas irracionais e sem alma, por que Davi canta: Para onde posso ir do teu Espírito? Ao dizer isto, ele mostra que todas as coisas estão contidas pelo Espírito Santo e rodeadas pela sua majestade: se todas as coisas estão em todas as coisas, certamente são ao mesmo tempo irracionais e sem alma. E ali lemos: O Espírito do Senhor quebrou a terra. (Sabedoria 1, 7) O que as Escrituras nunca mencionariam, a menos que todas as coisas irracionais e inanimadas fossem cumpridas por aquela divindade. É verdade que ele não se contenta com esse fim de blasfêmia, mas à maneira dos lunáticos, que testemunham sua fúria rangendo os dentes e ejetando saliva espumosa, ele arrota novamente e diz o Filho de Deus: isto é, sua razão (τὸν Λόγον), e sua fala, e seu poder, para alcançar apenas aquelas coisas que são razoáveis. Ao ouvir isso, me pergunto de onde ele tirou isso, ou como ele leu: Todas as coisas foram feitas por ele: do qual é aprovado, para que a força da Palavra de Deus chegue a todas as coisas.” (Tradução da Carta de Teófilo, Carta 98, 13).
23 – “E com o Senhor nosso Salvador, como seus discípulos, navegamos e, entrando no porto de descanso, abraçamos a mais bela costa dos pergaminhos divinos; colhendo as diversas flores do conhecimento, e apertando com beijos os galhos nevados da sabedoria, a ela nos agarramos em nossos braços, e se o Senhor permitir, convivendo com ela e perseverando em seu amor, cantaremos: Eu era um amante de sua beleza. (Sabedoria 8:13) Pois todos os que leem cuidadosamente as Sagradas Escrituras e correm pelos prados pintados dos discursos celestiais, desfrutam desta felicidade. Mas aqueles que, saindo da solenidade do domingo, passam para os desertos, suportam os ataques hostis dos demônios, à maneira das cidades sem muros.”(Tradução da Carta de Teófilo, Carta 98, 19).
24 – “Se, no entanto, não continuar, os corpos que se erguem novamente não serão os mesmos. Pois, argumentou ele, o tabernáculo terrestre pesa sobre a mente que medita sobre muitas coisas, Sabedoria 9, 15 mas os corpos que teremos no céu serão sutis e espirituais de acordo com as palavras do apóstolo: é semeado um corpo natural: é ressuscitado um corpo espiritual.1 Coríntios 15,44 A partir de todas essas considerações, ele procurou provar que as criaturas racionais foram, por suas falhas e pecados anteriores, sujeitas a condições corporais; e que segundo a natureza e a culpa da sua transgressão nascem neste ou naquele estado de vida.”(A Eustóquio, Epístola 108, 23 – 404 d.C).
25 – “A Escritura não diz: ‘não te sobrecarregue acima do teu poder’? (Eclesiástico 13, 2)” (A Eustóquio, Epístola 108, 21 – 404 d.C).
26 – “A Sagrada Escritura diz: ‘Uma palavra inoportuna é música em dia de luto’” (Eclesiástico 22, 6)” (Carta 118,1 – A Juliano – 406 d.C).
27 – “E os provérbios de Salomão nos dizem que como ‘O vento norte traz chuva, e a língua fingida, o rosto irado.’ (Provérbios. 25, 23) Às vezes acontece que uma flecha quando é dirigida a um objeto duro ricocheteia sobre o arqueiro, ferindo o atirador, e assim, as palavras são cumpridas ‘viraram-se como um arco enganador’ (Salmo 78, 57) e em outra passagem: ‘aquele que lança uma pedra ao alto, lança-a sobre sua própria cabeça’(Eclesiástico 27, 25)” (A Rustico, Epístola 125, 19 – 411 d.C).
28 – “Na verdade há muito tempo o Espírito Santo pela boca do profeta declarou: “Mas por vossa causa somos entregues à morte todos os dias e tratados como ovelhas de matadouro.” (Salmo 43, 23). E mais uma vez depois de muitas gerações temos o provérbio: ‘lembra-te de teu fim, e jamais pecarás.’ (Eclesiástico 7, 36)” (Epístola 127, 6 – Para Principa (Loeb) – 412 d.C)
29 “Ela passou a odiar todas as suas roupas finas e clamou como Ester ao Senhor: Você sabe que eu abomino o sinal de minha alta posição – isto é, o diadema que ela usava como rainha — e que eu o abomino como um sinal menstrual trapo. Ester 14, 16 Entre as senhoras santas e nobres que a viram e conheceram , algumas foram levadas pela tempestade que varreu a África, desde as costas da Gália a um refúgio nos lugares sagrados.”(Carta 130,4)
30 “… Que eu pensava da Escritura: há tempo para calar, e tempo de falar (Eclesiastes 3, 7). E novamente: não retenhas uma palavra que pode ser salutar (Eclesiástico 4, 28).” (pseudo-Jerônimo Carta 148, 2).
31 “Não, diz as Escrituras, esteja de acordo com os detratores contra o teu próximo, e não peques contra dele. E em outro lugar: ‘Protege teus ouvidos com uma sebe de espinhos; não dês ouvidos à língua maldosa’… (Eclesiástico 28, 28).” (pseudo-Jerônimo Carta 148, 16).
32 “Por isso, a Escritura diz: ‘Derrete teu ouro e tua prata; faz uma balança para (pesar) as tuas palavras, e para a tua boca, um freio bem ajustado. Tem cuidado para não pecar pela língua.’ (Eclesiástico 28, 29-30)” (pseudo-Jerônimo Carta 148, 18).
33 “Devido a isso diz a Escritura: ‘Quanto mais fores elevado, mais te humilharás em tudo, e perante Deus acharás misericórdia’” (Eclesiástico. 3, 20). (pseudo-Jerônimo Carta 148, 20).
INTERPRETAÇÃO DO LIVRO DE SPIRITO SANCTO DE DÍDIMO [[https://la.wikisource.org/wiki/De_Spiritu_Sancto_(Didymus_Alexandrinus)]
34 – “O Senhor, diz ele, dará sabedoria; e da sua face procede a sabedoria e o entendimento (Eclesiástico 1); pois a sabedoria que vem dos homens não é espiritual, mas carnal e humana.” (interpretação do livro De Spirito Sancto de Dídimo 2)
35 – “Assim, portanto, somente Deus é sábio, não recebendo sabedoria de outra fonte, mas fazendo e gerando os sábios e a sabedoria: Ele é o único sábio, excluindo todos aqueles que são chamados sábios apenas por denominação Sua: “De fato, a multidão dos sábios é a salvação do mundo” (Sabedoria 6:26).” (interpretação do livro De Spirito Sancto de Dídimo 10, 21)
36 – “E assim foram corrigidas as sendas daqueles que estavam sobre a terra: e os homens foram instruídos nas coisas agradáveis a Ti (Sabedoria 9,17)”. (interpretação do livro De Spirito Sancto de Dídimo )
37 – “Mas Tu perdoas a todos, Senhor, amante das almas, porque são Teus, pois não odeias os que criaste (Sabedoria 11:29).” (interpretação do livro De Spirito Sancto de Dídimo 10,46)
38 – “O discurso dos Apóstolos não se refere a esta carne na qual vivemos e no vaso em que nossa alma está contida, pois todos os santos, circundados pelo corpo e pela carne, agradaram a Deus. Mas refere-se mais àquilo que é perpetrado contra o preceito de Deus a partir da sociedade humana, sobre os quais está escrito: “Amarás o Senhor teu Deus” (Deuteronômio 6:5). E, “O que não queres que te façam, etc.” (Tobias 4:16).” (interpretação do livro De Spirito Sancto de Dídimo 10,39)
CONTRA JOVINIANO
39 – “Como nas boas obras é Deus quem lhes traz a perfeição, pois não é do que quer, nem do que corre, mas de Deus que se compadece e dá-nos ajuda para que possamos ser capazes de alcançar a meta: então em coisas ímpias e pecadoras, as sementes dentro de nós dão o impulso, e estes são trazidos à maturidade pelo demônio. Quando ele vê que estamos construindo sobre o fundamento de Cristo com feno, madeira, palha, então ele se aplica no jogo. Vamos, então, construir com ouro, prata, pedras preciosas, e ele não vai se aventurar a tentar-nos: apesar de mesmo assim não há certeza e posse segura. Pois o leão espreita a emboscada para matar os inocentes. ‘ Os vasos do oleiro são provados pela fornalha, e os homens justos, pelo julgamento da tribulação’ (Eclesiástico 27, 5). E em outro lugar está escrito: ‘Meu filho, quando tu vires a servir ao Senhor, prepara-te para a tentação.’ (Eclesiástico 2, 1) Novamente, o mesmo Tiago diz: ‘Sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes. Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante a um homem que contempla seu rosto natural no espelho, pois ele contempla a si mesmo, e vai embora, e logo se esquece que tipo de homem ele era’ .(Tiago 3, 22). Seria inútil avisá-los para adicionar obras a fé, se não pudessem pecar depois do batismo.” (Contra Joviniano, Livro 2, 3 – 393 d.C).
40 – “Daniel era, portanto, um jovem, e conhecido pelo povo, seja por causa de sua interpretação dos sonhos do rei, ou por causa da libertação de Susana e do assassinato dos anciãos(Daniel XIII). E está claramente provado que, na época em que essas coisas foram faladas sobre Noé, Daniel e Jó, Daniel ainda era um jovem e não poderia ter tido filhos e filhas, que ele pudesse salvar por sua retidão. Até aqui sobre a Lei.”(Contra Joviniano Livro I, 25)
41 – “E, para não falar mais sobre os Apóstolos, você acha que Anás e Caifás, e Judas, o traidor, são culpados de crimes menores do que Pilatos, que foi compelido contra sua vontade a dar sentença
contra nosso Senhor? A culpa de Judas é proporcional ao seu mérito anterior, e quanto maior a culpa, maior também é a pena. Pois os poderosos serão poderosamente atormentados. (Sabedoria 6,7)” (Contra Joviniano Livro II, 25)
APOLOGIA CONTRA RUFINO
42 – “Em Referencia a Daniel minha resposta será que eu não disse que ele não era profeta; ao contrário eu confesso, no próprio início do prefácio, que ele era um profeta. Mas eu desejei mostrar qual era a opinião sustentadas pelos Judeus; e quais eram os argumentos que eles usavam para provar. Eu também disse ao leitor que a versão lidas nas Igrejas Cristãs não era a da septuaginta mas a se Teodocião. É verdade, Eu disse que a versão da septuaginta era neste livro muito diferente do original, e que foi condenada pelo justo julgamento das Igrejas de Cristo; Mas o erro não foi meu que relatei o fato, mas daqueles que lêem a versão. Nós temos 4 versões para escolher: aquelas de Áquila, Simáco, Septuaginta, e Teodocião. As Igrejas escolheram ler Daniel na versão de Teodocião. Que pecado eu cometi se segue o julgamento das igrejas? Mas quando eu repeti o que os judeus dizem contra história de Susana, o hino dos 3 Jovens, e a estória de Bel e o Dragão, que não estão contidos na bíblia hebraica, o homem que fez esta acusação contra mim prova que ele mesmo é um tolo e um caluniador. Pois eu expliquei não o que eu pensava, mas o que eles comumente diziam contra nós. Eu não refutei a opinião deles no prefácio por que eu sendo breve, e cuidadoso para não parecer que eu não estava escrevendo um prefácio e sim um livro. Eu disse, portanto, ‘aqui não agora não é o momento para entrar em discussão sobre isto.’” (Apologia contra Rufino, Livro 2, 33 – 402 d.C)
43 – “A sabedoria que nós lemos sob o nome de Salomão diz também: “Em uma alma malévola, a sabedoria não entrará nem habitará em um corpo submetido aos pecados; porque o espírito santo da instrução fugirá à fraude e se distanciará dos pensamentos tolos”(Sabedoria 1, 4-5).” (Apologia contra Rufino, Livro 1, 17 – 402 d.C)
44 – “Em seguida, acrescentas: “o que cheira mal são os pecados, não as palavras, mentira,
calúnia, difamação, falso testemunho e todas as invectivas, e ‘a boca que mente mata aalma’”.(Sabedoria 1,11) E tu me advertes que este fedor pode me penetrar as narinas.” (Apologia contra Rufino, Livro 3, 26 – 402 d.C)
CONTRA OS PELAGIANOS
45 – “Responda a pergunta Tola com o livro da Sabedoria: ‘Não procures o que é elevado demais para ti; não procures penetrar o que está acima de ti. Mas pensa sempre no que Deus te ordenou. Não tenhas a curiosidade de conhecer um número elevado demais de suas obras,’ (Eclesiástico 3, 22)” (Contra os Pelagianos – Livro I, 33)
46 – “As palavras de Macabeus, que dizem que Antíoco Epifânio teve poder para derrubar o Templo por causa da multidão de pecados (2 Macabeus 5,17), são citadas em conexão com as confissões de Daniel.”(Contra os Pelagianos II, 30)
COMENTÁRIO SOBRE ECLESIASTES
47 – “Pois o Pai não julga cada um, mas entrega cada julgamento ao Filho. Além disso, aquele rei que é o Filho de Deus, é o filho do Pai, que é o Rei. Portanto, Seus preceitos devem ser observados, Sua vontade feita. E é exatamente isso que está escrito no livro de Tobias: “É bom esconder o segredo do rei” (Tobias 12,7).” (Comentário a Eclesiastes Capítulo VIII,2)
48 – “Mas é melhor pensar assim: as obras deste homem agradaram a Deus, apesar de ele precisar de pão e vinho, porque foi rejeitado do vinhedo de Sorek. Portanto, este ensinamento nos foi dado, como ele diz: “Se desejas sabedoria, guarda os mandamentos, e o Senhor ta dará” (Eclesiástico 1:26).” (Comentário a Eclesiastes Capítulo IX,7/8)
49 – “Isso é parcialmente inequívoco e parcialmente para ser entendido de maneira mais complicada. Pois em outro lugar Salomão também diz: “Aquele que arma uma armadilha será pego nela” (Eclesiástico 27:26).” (Comentário a Eclesiastes Capítulo X,8)
COMENTÁRIO SOBRE O LIVRO DE ISAÍAS [410 D.C] [https://la.wikisource.org/wiki/Commentaria_in_Isaiam_(Hieronymus)]
50 – “… do qual está escrito: ‘mas os poderosos serão provados com rigor. (Sabedoria 6, 7)’” (Comentário sobre Isaías, Livro I – 1, 24).
51 – “Depois da sua morte, todas as graças e dons foram tirados dos judeus: conforme está escrito no Evangelho: A Lei e os Profetas até João Batista [Mateus 11, 13]. E há uma ordem: Porque não quisestes afastar-vos do homem, cujo espírito está em seu nariz, que é considerado exaltado: mas, ao contrário, derramastes o sangue do justo e planejastes um conselho perverso, dizendo: Amarremos o justo, porque ele nos é inútil [Sabedoria 2, 12]; por isso, comereis o fruto das vossas invenções.” (Comentário sobre Isaías, Livro II – 3, 1)
52 – “Pois a Moisés também é ordenado que escolha anciãos, que ele saiba serem anciãos [Êxodo 18]. E o apóstolo Paulo escreve de maneira completa a Timóteo sobre como deve ser o ancião escolhido [1 Timóteo 5]. Por isso, nos Provérbios se diz: A glória dos idosos são os cabelos brancos [Provérbios 20, 29]. O que são esses cabelos brancos? Sem dúvida, é a sabedoria, sobre a qual está escrito: Os cabelos brancos dos homens são a prudência [Sabedoria 4, 8]. E, embora leiamos que os homens viveram novecentos anos, ou mais, de Adão até Abraão [Gênesis 24], nenhum outro foi chamado ancião, ou seja, velho, antes de Abraão, que comprovadamente viveu muito menos anos.” (Comentário sobre Isaías, Livro II – 3, 2)
53 – “Pois entre os judeus os anciãos não deixaram de existir, e frequentemente vemos que chegaram até uma idade avançada. E lemos sobre dois anciãos de muitos dias cheios de maldade, conforme a versão de Teodocião, no início de Daniel [Daniel 13]. Pois a Moisés também é ordenado que escolha anciãos, que ele saiba serem anciãos [Êxodo 18].” (Comentário sobre Isaías, Livro II – 3, 2)
54 – “Por isso, lemos também em nossos livros: “Seja amigo de muitos, mas teu conselheiro seja um entre mil” [Eclesiástico 6, 6]. E novamente: “Com conselho faze todas as coisas” [Provérbios 13, 10]; e a prudência te dará um conselheiro admirável.” (Comentário sobre Isaías, Livro II – 3, 3)
55 – “Quantos, não tendo pão nem vestimenta, enquanto eles próprios têm fome e estão nus, nem possuem alimentos espirituais, nem guardaram a túnica inteira de Cristo, prometem a outros alimento e roupas, e, cheios de feridas, vangloriam-se de serem médicos; nem seguem aquele preceito mosaico: “Providencie outro a quem enviar,” e outro mandamento: “Não procures ser juiz, para que talvez não possas remover as iniquidades” [Eclesiástico 7, 6]. Somente Jesus cura todas as enfermidades e fraquezas, sobre quem está escrito: “Ele cura os de coração partido e liga suas feridas” [Salmo 146, 3].”(Comentário sobre Isaías, Livro II – 3, 7)
56 – “Não der seu parecer antecipadamente, A Sagrada Escritura diz: ‘Não louves a homem algum antes de sua morte, pois é em seus filhos que se reconhece um homem. ’ (Eclesiástico 11, 30)” (Comentário sobre Isaias, Livro II – 3, 12).
57 – “Por isso, em nosso livro lemos: ‘Dá-te bem com muitos, mas escolhe para conselheiro um entre mil.’(Eclesiástico 6, 6)” (Comentário sobre Isaías Livro II, 3:20)
58 – “…e outro mandamento: ‘Não procures tornar-te juiz, se não fores bastante forte para destruir a iniquidade…’ (Eclesiástico 7, 6)” (Comentário sobre Isaias Livro II, 3:41)
59 – “Felix, consciente de que pecou apenas em palavras, não por culpa própria, mas pela sociedade do povo de lábios impuros, com quem frequentemente se via obrigado a falar. Daqui se mostra que é prejudicial viver com pecadores: Pois quem toca piche, será contaminado por ele.(Eclesiástico 13, 1)”(Comentário sobre Isaias Livro III, 6:18)
60 – “Também pode ser entendido nos tempos de Assuero [Ester 9] [Judite 13], quando, após a morte de Holofernes, o exército inimigo foi derrotado por Israel. Quanto à minha aderência à letra, e por rastejar como uma serpente e comer a terra, isso está de acordo com a tua vontade, que desejaste ouvir apenas a interpretação histórica.” (Comentário sobre Isaias Livro V, 14:2)
61 – “Qualquer alma que esteja colocada nos fluxos do mundo e seja levada por todo vento de doutrina deve ser chamada de Canaã, que se interpreta como agitação ou perturbação. Por isso, é dito ao velho adúltero: “Semente de Canaã e não de Judá, a aparência te enganou” [Daniel 13]. Portanto, é benéfico para Tiro e suas limitações que o poder do cananeu pereça, para que seja dito aos seus habitantes que não possam mais causar injúrias e oprimir injustamente a virgem filha de Sidom.”(Comentário sobre Isaias Livro VII, 23:12)
62 – “Também Moisés é ordenado a escolher anciãos, que ele sabe serem anciãos [Números 11]: pois a sabedoria do homem está em seus cabelos brancos [Sabedoria 4, 8].” (Comentário sobre Isaias Livro VIII, 24,21)
63 – “E está escrito em outro lugar: ‘tu que desejas ardentemente a sabedoria, sê justo e Deus te concederá.’ (Eclesiástico 1, 33).” (Comentário sobre Isaias Livro VIII, 26, 4 )
64 – “O endro e o cominho, isto é, todas as nações que não receberam o conhecimento de Deus, nem tiveram os preceitos da Lei, Ele corrige com vara e cajado; mas o trigo, isto é, o povo judeu, será atormentado com grandes suplícios. Pois a quem mais é confiado, mais será exigido. E o servo que conhece a vontade de seu Senhor e não a cumpre, será açoitado com muitos golpes [Lucas 12, 47];
e em outro lugar está escrito: “Os poderosos sofrerão poderosos tormentos” [Sabedoria 6, 7]. Contudo, não serão atormentados para sempre.” (Comentário sobre Isaias Livro IX, 28, 23ss )
65 – “Dos quais o seguinte pode ser entendido mais corretamente: Aqueles que buscaram o escrutínio falharam [Sal. 63]; visto que está escrito sobre a sabedoria de Deus: Pois se alguém for perfeito entre os filhos dos homens sem a sua sabedoria, ele será considerado como nada [Sabedoria 3]”(Comentário sobre Isaias Livro IX, 29, 15-16)
66 – “As frequentes doenças fizeram minha própria carne tremer, à qual foi dito: “És pó, e ao pó voltarás” [Gênesis 3, 19]. E, esquecendo-me da condição humana, sou frequentemente lembrado, para que eu saiba que sou mortal, um homem idoso, prestes a morrer. Sobre isso está escrito: “Por que se gloria a terra e o pó?” [Eclesiástico 10, 9].” (Comentário sobre Isaias Livro XIV, prefácio)
67 – “Pois será dada à sua fé uma graça escolhida, e uma parte deleitosa no templo do Senhor [Sabedoria 3, 13-14].” (Comentário sobre Isaias Livro XV, 56,4-6)
68 – “e deixe-nos ouvir a advertência da Escritura: ‘pensai no Senhor com retidão’ (Sabedoria 1, 1)” (Comentário Sobre Isaias, Livro XV – 56, 10-12).
69 – “A excelente sentença do orador mais eloquente é: “Felizes seriam as artes, se apenas os artífices julgassem sobre elas.” E, para que não pareça que estou tomando exemplo apenas dos profanos, certamente é isso que o Profeta demonstra com outras palavras: “Bem-aventurado aquele que fala aos ouvidos dos que ouvem” [Eclesiástico 26, 12].” (Comentário Sobre Isaias, Livro XVI – Prefácio, 1).
70 -“E não só o Altíssimo habita nas alturas, mas também o Santo habita entre os santos. Ele diz em outro lugar: “Sede santos, porque eu sou santo” (Levítico 11, 44). E assim como a sabedoria não entra em uma alma perversa, nem habita em um corpo sujeito aos pecados (Sabedoria 1), o Santo habita entre os santos; e onde quer que haja impurezas, a pureza não pode habitar, como o santo diz ao Senhor: “Mas tu és santo, habitando entre os louvores de Israel” (Salmo 22, 3).” (Comentário Sobre Isaias, Livro XVI – Prefácio , 15).
71 – “O Espírito Santo se afasta do corpo sujeito aos pecados: e a sabedoria não entra em uma alma perversa (Sabedoria 1).” (Comentário Sobre Isaias, Livro XVII – 63,10ss).
72 -“Sobre isso também encontramos em Sabedoria, que é escrita em nome de Salomão: ‘Pois o santo espírito da disciplina fugirá do engano e se afastará dos pensamentos insensatos’ (Sabedoria 1:5).”(Comentário Sobre Isaias, Livro XVII – 63,10ss).
73 -“Não que o Deus todo-poderoso, que segura o céu com a palma da mão e a terra com o punho, esteja fechado em qualquer lugar; mas onde as coisas são mais sagradas, diz-se que elas são seu lugar e habitação. Por fim, Salomão, que construiu a casa de Deus, ora a ele e diz: Os céus dos céus e da terra não te bastam (Eclesiastico 16, 18)“(Comentário Sobre Isaias, Livro XVII – 63,15).
74 -“Se alguém, portanto, após o Evangelho de Cristo e a vinda do Filho de Deus, observa as cerimônias da Lei como um pedagogo, ouça o povo confessando que toda aquela justiça é comparada a um pano imundo, ao qual também Ester compara sua coroa, que era o símbolo do poder real, que ela usava não por vontade própria, mas por necessidade: ‘Tu sabes da minha necessidade: pois eu detesto o símbolo do meu orgulho, que está sobre a minha cabeça nos dias da minha exibição: abomino-o como um pano menstrual: nem o uso nos dias da minha tranquilidade’ (Ester, XIV, 16).”(Comentário Sobre Isaias, Livro XVII – 54,6).
75 -“Por isso, Ester fala ao Senhor: ‘Não entregues tua herança aos que não são teus’ (Ester XIV, 11). E o santo ora no salmo: ‘Perdoa-me, para que eu me refrigere antes que eu vá, e não mais exista’ [Salmo 38, 14]. Pois aquele que, enquanto vive neste corpo, não obteve o perdão dos pecados e assim saiu da vida, perece para Deus e deixa de existir, embora continue existindo em sofrimentos.” (Comentário Sobre Isaias, Livro XVIII – 65,3).
76 -“Pois esquecerão os males passados, não por esquecimento da memória, mas pela sucessão de coisas boas, conforme está escrito: ‘No dia da felicidade, há esquecimento dos males’ [Eclesiástico 11, 27]. E em outro lugar: ‘A aflição de uma hora faz esquecer os prazeres’ [Eclesiástico 11, 29]: porque, estando em dificuldades, de maneira alguma desfrutam dos prazeres passados, segundo o erro de Epicuro.” (Comentário Sobre Isaias, Livro XVIII – 65,17-18).
77 -“Pois aquele que é pequeno, segundo a sentença de Salomão, é digno de misericórdia: ‘Os poderosos, porém, serão poderosamente atormentados’ [Sabedoria 6, 7]. Neste sentido, também concordam as palavras do Senhor: ‘O servo que conhece a vontade de seu senhor e não a executa, receberá muitos açoites [Lucas 12, 47]. Mas aquele que não a conhece e faz coisas dignas de punição, receberá poucos açoites.'” (Comentário Sobre Isaias, Livro XVIII – 65,20).
COMENTÁRIO SOBRE O LIVRO DE JEREMIAS [415 D.C] [https://la.wikisource.org/wiki/Commentaria_in_Ieremiam_(Hieronymus)]
78 – “Isto é dito também nos Eclesiásticos, sobre aqueles que destroem com má conduta as palavras do Senhor e a sua doutrina. A respeito deles se conclui que ‘Seus cleros não lhes serão de proveito’. Pois como poderá o nome de bispos e presbíteros, ou o restante da ordem eclesiástica, ajudá-los, quando são mais gravemente afetados por suas dignidades e os poderosos suportam poderosos tormentos; e quanto mais lhes foi confiado, tanto mais será exigido deles [Sabedoria 6].”(Comentário Sobre Jeremias, Livro III – 12, 13).
79 – “… a Escritura diz: ‘A Sabedoria não entrará na alma perversa…’ (Sabedoria 1, 4)” (Comentário Sobre Jeremias, Livro IV – 18, 18).
80 – “E também: “Maldito o homem que anunciou a meu pai, dizendo: Nasceu-te um filho”, a este testemunho nós nos conformamos, que é melhor não existir do que viver em tormentos, conforme está escrito: “A morte é um descanso para o homem, a quem Deus fechou o seu caminho” (Eclesiástico 22, 11).” (Comentário Sobre Jeremias, Livro IV – 21, 14).
81 – Mas neste ponto é digno de nota que Jeremias, ao sofrer injúria do pseudoprofeta e ainda não tendo recebido uma palavra do Senhor, permanece em silêncio; depois, enviado pelo Senhor, ele corajosamente repreende o mentiroso e anuncia a morte iminente. Aqueles que costumam interpretar que ele morreu no sétimo mês talvez declarem falsamente que ele morreu neste mês para ser libertado dos males do corpo, conforme é citado: “A morte é um descanso para o homem”. (Eclesiástico 22, 11) No entanto, nós sabemos que os corpos dos crentes são templos de Deus, se o Espírito Santo habita neles .” (Comentário Sobre Jeremias, Livro IV – 23, 5ss).
82 – “Em terceiro lugar, tomar esposas, das quais uma é a sabedoria, sobre a qual Salomão escreve: ‘Ama-a, e ela te guardará; abraça-a, e ela te exaltará’ [Provérbios 4, 6]. E em outro lugar: ‘Desejei tomar essa esposa para mim, e tornei-me amante de sua beleza’ [Sabedoria 8, 2].”(Comentário Sobre Jeremias, Livro V – 29, 1ss).
83 – “Assim fazíeis com as filhas de Israel, e elas, temendo, falavam convosco; mas a filha de Judá não suportou a vossa iniquidade [Daniel 13, 56-57].” (Comentário Sobre Jeremias, Livro V – 29, 21).
COMENTÁRIO SOBRE O LIVRO DE EZEQUIEL [414 D.C] [https://la.wikisource.org/wiki/Commentaria_in_Ezechielem_(Hieronymus)]
84 – “Nem considerei que essa sentença devesse ser negligenciada: ‘A música é inoportuna em um momento de luto’ [Eclesiástico 22, 6].” (Comentário Sobre Ezequiel, Livro I Prefácio)
85 – “Mas ao mencionar os julgamentos, ele mostra a veracidade da sentença, para que a ira não pareça exceder a medida das punições. Ele não fez em nenhuma nação o que fez em Jerusalém: ‘Porque o servo que conhece a vontade de seu senhor e não a executa, receberá muitos açoites’ [Lucas 12, 48]. ‘E os poderosos sofrerão poderosos tormentos’ [Sabedoria 6, 7]. E disse: ‘Coisas semelhantes, não farei mais’. Ele disse bem, ‘não farei mais coisas semelhantes’. Pois muito depois da morte de Cristo, coisas ainda mais duras ele fará.” (Comentário Sobre Ezequiel, Livro II, Capítulo 5,8/9)
86 – “Por essa razão, também, em Daniel, dois anciãos ordenaram que Susana fosse desvelada, para que pudessem desfrutar da beleza de seu corpo nu [Daniel 13].” (Comentário Sobre Ezequiel, Livro II, Capítulo 6,9/10)
87 – “… a Escritura diz: ‘faz uma balança para (pesar) as tuas palavras, e para a tua boca, um freio bem ajustado’ (Eclesiástico 28, 29)” (Comentário Sobre Ezequiel, Livro XIII – 45, 10).
88 – “Está escrito: ‘Quem pode penetrar no abismo e na sabedoria’(Eclesiástico 1, 2)” (Comentário Sobre Ezequiel Livro XIII – 43, 13)
89 – “Do que está Escrito: ‘Fizeram-te rei (do festim)? Não te envaideças com isso. Sê no meio dos outros como qualquer um deles.’ (Eclesiástico 32, 1)” (Comentário sobre Ezequiel, Livro VI, 18, 6)
90 – “Isso ressoa com o Evangelho: ‘Há uma vergonha que leva à morte, e há uma vergonha que leva à vida’ [Eclesiástico. 4, 25]. O Espírito Santo também exorta os pecadores nos Salmos: ‘Sejam confundidos e envergonhados todos os meus inimigos: recuem e fiquem muito confundidos rapidamente’ [Sal. XXXIX, 15].” (Comentário sobre Ezequiel, Livro V, 16, 52)
91 – “Pois é próprio dos santos abrir a boca, conforme o Apóstolo que diz: ‘Minha boca está aberta para vós, ó Coríntios’ [II Cor. VI, 11], e o Salvador Senhor, que abrindo sua boca, os ensinava [Mat. V],
dizendo também no salmo: ‘Abrirei em parábolas minha boca’ [Sal. LXXVII, 2]. Mas ao pecador é dito: ‘Pecaste: silencia’ [Gên. IV]. E: ‘Por que tomas meu testamento em tua boca?’ [Sal. XLIX, 16].
E: ‘Não é bela a louvação na boca do pecador’ [Ecleciástico. 15, 9]. E o santo merece ouvir: ‘Abre tua boca, e eu a encherei’ [Sal. 80, 11]. ” (Comentário sobre Ezequiel, Livro V, 16, 59ss)
92 – “Maravilhoso Daniel, que ao presbítero delinquente, e unindo o adultério ao homicídio, ousou dizer, ainda jovem: ‘Semente de Canaã, e não de Judá, a beleza te enganou’ [Daniel XIII, 56].” (Comentário sobre Ezequiel, Livro IV, 16, 3)
93 – “Pois também no livro da Sabedoria, que por alguns é atribuído a Salomão, o espírito de sabedoria único e múltiplo é chamado de sutil e mutável [Sabedoria VII].” (Comentário sobre Ezequiel, Livro IV, 16, 10)
94 – “Mas também aquilo que é dito em outro lugar: ‘Não procures o que é maior do que tu, e não investigues o que é mais forte do que tu’ [Eclo. III, 22], repreende todos os hereges que se alimentam nas montanhas da soberba, desprezam a simplicidade da Igreja, e ignoram o que está escrito sobre eles: ‘Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes’ [Tiago IV, 6]. Em quarto lugar, é dito que ele não levantou seus olhos para os ídolos da casa de Israel, para os quais as setenta cogitações se voltaram.” (Comentário sobre Ezequiel, Livro VI, 18, 6ss)
95 – “Pois também os líderes da Igreja costumam oprimir o povo pela soberba. Sobre eles está escrito: ‘Constituíram-te príncipe, não te exaltes: sê entre eles como um deles’ [Eclesiastico. 32, 1].
E o Salvador ordenou: ‘Quem quiser ser o primeiro entre vós, seja o servo de todos’ [Mateus. 20, 27].” (Comentário sobre Ezequiel, Livro VI, 18, 6ss)
96 – “Se, contudo, a tristeza de um mata aquele que a causa, o que dizer da iniquidade e da mente tirânica, à qual se aplica: ‘Por que se gloria a terra e a cinza?’ [Eclesiastico 10, 9]?” (Comentário sobre Ezequiel, Livro VI, 18, 6ss)
97 – “Pois serão como se não existissem [Isaias 41, 11]. E Ester, conforme os Setenta Intérpretes: ‘Não entregues teu cetro àqueles que não são’ (Ester 14, 11).” (Comentário sobre Ezequiel, Livro VIII, 27, 33)
98 – “Tiro observou seus sábados pelos setenta anos, e assim foi restaurada ao seu estado anterior. A deportação de Judá e a destruição do templo também completaram setenta anos sob o rei Ciro da Pérsia. Pois os poderosos suportarão tormentos com grande poder. (Sabedoria 6,7)” (Comentário sobre Ezequiel, Livro IX, 29, 8)
99 – “Ó profundidade da riqueza, da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos e inescrutáveis os seus caminhos!” [Rom. 11:33]. E em outro lugar: “Quem pode explorar o abismo e a sabedoria?” [Eclesiastico. 1,2-3]. Podemos dizer também que nos Profetas não se observa necessariamente a ordem histórica, exceto em alguns lugares, pois não narram o passado, mas predizem o futuro, conforme a vontade do Espírito Santo.” (Comentário sobre Ezequiel, Livro IX, 30, 20)
100 – “Se tu não falares, ele menosprezará ouvir. Salomão fala sobre mestres negligentes: ‘Sabedoria escondida e tesouro oculto, qual é a utilidade em ambos?’ [Eclesiastico. 20,32].” (Comentário sobre Ezequiel, Livro X, 23, 1)
101 – “Portanto, é extremamente importante tomar cuidado e observar esses preceitos: ‘Não procures ser juiz, para que talvez não sejas incapaz de remover as iniqüidades’ [Eclesiastico. 7,6].
E novamente: ‘Quanto maior és, tanto mais te humilhares, e encontrarás graça diante do Senhor’ [Eclesiastico. 3,29]. E novamente: ‘Te constituíram líder, não te exaltes, mas sê entre eles como um deles’ [Eclesiastico. 32,1]. Por isso, o Apóstolo diz que ele é como um pequenino e amamentado entre os discípulos [1 Coríntios 3]. E o que segue: ‘Comias leite e eras coberto com lã’, ele fala metaforicamente dos pastores aos líderes, sobre os quais está escrito em outro lugar: ‘Eles devoram o meu povo como pão’ [Salmo 52,5]. Em leite, entenda todos os alimentos; em lã, a variedade multiplicada de vestimentas.” (Comentário sobre Ezequiel, Livro XI, 34, 1)
102 – “Está escrito: ‘Quem pode explorar o abismo e a sabedoria?’ [Eclesiástico 1:2].” (Comentário sobre Ezequiel, Livro XIII, 43, 1)
103 – “…Está escrito: ‘A profundidade e a sabedoria, quem as investigará?’ [Eclesiástico 1, 2].” (Comentário sobre Ezequiel, Livro 13, 43, 13ss)
104 – “Isto, por enquanto, seja dito ao povo daquele tempo. Contudo, também poderá ser aplicado aos nossos governantes, que, à semelhança de Faraó e dos egípcios, oprimem os filhos de Israel com poder, e não se do que está escrito: ‘Fizeram de ti um líder, não te exaltes; mas sê entre eles como um deles’ [Eclesiástico 32, 1].” (Comentário sobre Ezequiel, Livro 13, 45, 9)
105 – “E nos Provérbios está dito: ‘Balança enganosa e pesos falsos, ambos são abomináveis aos olhos de Deus’ [Provérbios 11, 1]. Isso deve ser observado não apenas nos negócios e no uso cotidiano da vida, mas a justiça deve ser mantida em todas as coisas, conforme a Escritura diz: ‘Com teus discursos faze uma balança e um peso’ [Eclesiástico 28, 23], para que, tanto em palavras quanto em ações e pensamentos, façamos tudo com peso e medida.” (Comentário sobre Ezequiel, Livro 14, 45, 10)
PRÓLOGOS
106 – “Entre os hebreus, o livro de Judite é lido entre os livros hagiógrafos, cuja autoridade é considerada menos adequada para fortalecer argumentos em disputas. Escrito no idioma caldeu, é contado entre as histórias. Contudo, visto que o Concílio de Niceia o incluiu no cânon das Sagradas Escrituras, acedi ao vosso pedido, ou melhor, à vossa exigência, e, deixando de lado as ocupações que me pressionavam intensamente, dediquei-me a esta breve obra, traduzindo mais o sentido do que palavra por palavra do original. Eliminei a variedade muito defeituosa de muitos manuscritos, expressando apenas o que pude encontrar nos textos caldeus de forma compreensível para os latinos.
Recebam Judite como exemplo de viúva casta, e proclamem-na com louvores triunfais eternos. Pois ela não apenas deu um exemplo imitável para mulheres,mas também para homens, que, como recompensa por sua castidade, concederam-lhe tal virtude que venceu invencível sobre todos os homens e superou o insuperável.” (Prólogo do livro de Judite – 404 d.C).
107 – “Eu não deixo de admirar a constância de sua exigência. Pois você pede que eu traga um livro escrito em caldeu para o latim, na verdade o livro de Tobias, que os hebreus excluem do catálogo das Divinas Escrituras, lembrando das coisas que eles têm intitulado como Hagiógrafos. Eu tenho feito o suficiente para atender o seu desejo, mas não pelo meu estudo. Pois os estudos dos Hebreus repreender-nos e nos imputam erro em traduzir isso para os ouvidos dos latinos contrário ao seu cânone. Mas é melhor ser julgado pela opinião dos fariseus para desagradar e se submeter às ordens de bispos.” (Prefácio ao livro de Tobias – 404 d.C)
108 – “Ninguém deve ser incomodado pelo fato de a minha edição ser composta por apenas um livro, nem ninguém deve se deleitar nos sonhos encontrados no terceiro e quarto livros apócrifos. Pois entre os hebreus os textos de Esdras e Neemias constituem um único livro, e aqueles textos que não são usados por eles e não se ocupam com os vinte e quatro anciãos devem ser rejeitados.” (Prefácio a Esdras, Ano 394).
109 – “E assim há também vinte e dois livros do Antigo Testamento, ou seja, cinco de Moisés, oito dos profetas, nove dos Hagiógrafos, embora alguns incluam Rute e Kinote (Lamentações) entre os Hagiografos, e acho que estes livros devem ser contados separadamente, devemos, portanto, têm vinte e quatro livros da antiga lei. E estes o Apocalipse de João representa pelos vinte e quatro anciãos, que adoram o Cordeiro, e com olhares baixos oferecer suas coroas, ao mesmo tempo em sua presença estão os quatro seres viventes com olhos por diante e por trás, ou seja, olhar para o passado e no futuro, e com a voz incansável chorando, Santo, Santo, Santo, Senhor Deus Todo-Poderoso, que eras, e é, e está por vir.
Este prefácio das para as escrituras podem servir como um ‘elmo’ introdutório para todos os livros os quais nós agora transcrevemos do Hebraico para o Latim de modo que possamos ter certeza de que aqueles que não são encontrados em nossa lista devem ser colocados entre os escritos apócrifos. Sabedoria, o Livro de Sirac, e Judite, e Tobias e o Pastor não são Canônicos. O primeiro livro de Macabeus eu encontrei em hebraico, o segundo em grego, como pode ser demonstrado pelo próprio estilo.”.(Prefácio de Samuel e Reis, ano de 391).
110 – “Existe também o Panaretus, o livro de Jesus o filho de Siraque, e outro pseudoepígrafo que é chamando a Sabedoria de Salomão. O primeiro eu encontrei em Hebraico, não chamado Eclesiástico, como os latinos, mas Parábolas; o segundo não está em nenhum lugar com os Hebreus, e o próprio estilo parece da eloquência grega, e alguns dos antigos escritores tem descrito como sendo de Fílon o Judeu. Portanto, como a Igreja lê os livros de Judite e Tobias e Macabeus, mas não os recebe entre as Escrituras canónicas, assim também lê Sabedoria e Eclesiástico para a edificação do povo, não como autoridade para a confirmação dos dogmas eclesiais.” (Prefácio aos escritos de Salomão. ano 393 d.C)
111 – “Os assírios já haviam transferido as dez tribos de Israel, e agora colônias de gentios haviam tomado posse de suas terras. Por isso profetizou apenas em Judá e Benjamim, e lamentou as ruínas de sua cidade num alfabeto quádruplo, que apresentamos na medida da métrica e em versos. Além disso, corrigimos a ordem das visões, que é inteiramente confusa entre os gregos e os latinos, para a verdade original. E o Livro de Baruque, seu escriba, que não é lido nem encontrado entre os hebreus, omitimos, estando prontos, por causa dessas coisas, para todas as maldições dos invejosos, a quem é necessário que eu responda através de um trabalho curto separado. E eu sofro porque você pensa isso. Caso contrário, para o benefício dos ímpios, era mais apropriado estabelecer um limite para a sua raiva pelo meu silêncio, em vez de quaisquer coisas novas escritas para provocar diariamente a insanidade dos invejosos.” (Prefácio ao prólogo de Jeremias)
COMENTÁRIO SOBRE O LIVRO DE DANIEL [https://la.wikisource.org/wiki/Commentaria_in_Danielem_(Hieronymus)]
112 – “E à alma que arde de amor pela sabedoria, o Espírito de Deus é infundido de bom grado. Na alma perversa, porém, a sabedoria não entrará [Sabedoria 1, 4].” (Comentário ao livro de Daniel Livro II, 21 )
113 – “O que se diz a seguir: ‘O santuário será purificado’, refere-se aos tempos de Judas Macabeu, que, com a ajuda dos seus irmãos e parentes de Modin, e de muitos do povo dos judeus, derrotou os generais de Antíoco perto de Emaús, que agora se chama Nicópolis. Ouvindo isso, Antíoco, que havia se levantado contra o Príncipe dos príncipes, isto é, o Senhor dos senhores e o Rei dos reis, em Elimaida, uma região dos persas, desejando saquear o templo de Diana, que possuía preciosas oferendas, e também ali tendo perdido seu exército, foi destruído sem mãos, isto é, morreu de uma doença de tristeza.” (Comentário ao livro de Daniel Livro VIII, 14)
114 – “Pois Gabriel se traduz em nossa língua como ‘fortaleza’, ou ‘forte de Deus’. Por isso, no tempo em que o Senhor estava para nascer, para declarar guerra aos demônios e triunfar sobre o mundo, Gabriel veio a Zacarias e a Maria. E depois lemos nos Salmos sobre o Senhor triunfante: ‘Quem é este rei da glória? O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na batalha; ele é o rei da glória.’ Mas onde quer que haja necessidade de cura e sanidade, é enviado Rafael, que se traduz como ‘cura’ ou ‘medicina de Deus’: se alguém, no entanto, se agradar de aceitar o Livro de Tobias.”
115 – “E alguns dos instruídos cairão, para serem refinados, purificados e embranquecidos até o tempo determinado, pois ainda haverá outro tempo. Porfírio entende que o pequeno auxílio refere-se a Matatias, do vilarejo (ou monte) Modin, que se rebelou contra os líderes de Antíoco e tentou manter o culto ao verdadeiro Deus [I Macabeus 2]. Ele chama de pequeno auxílio porque Matatias foi morto na batalha, e depois seu filho Judas, chamado Macabeu, caiu lutando, e seus outros irmãos foram enganados pelos inimigos. Leia os livros dos Macabeus.
Tudo isso, diz ele, aconteceu para que os santos fossem testados, escolhidos e purificados até o tempo determinado, porque a vitória foi adiada para outro tempo. Alguns entendem que o pequeno auxílio se refere aos nossos que, reunidos, resistirão ao Anticristo e usarão um pequeno auxílio, e depois muitos dos instruídos cairão.” (Comentário ao livro de Daniel Livro XI, 34-35)
116 – “E havia um homem habitando na Babilônia, e seu nome era Joacim, e ele tomou por esposa uma mulher chamada Susana, filha de Helcias, muito bela e temente a Deus. Tendo exposto, como pude, o que está contido no livro de Daniel conforme o hebraico, apresentarei brevemente o que Orígenes disse em seu décimo livro dos Stromata sobre as histórias de Susana e Bel.”(Comentário ao livro de Daniel Livro XII, 1ss)
117 – “Ele também relata a história dos Macabeus, na qual se diz que muitos judeus, sob Matatias e Judas Macabeu, fugiram para o deserto e se esconderam em cavernas e nas fendas das rochas, e que depois da vitória saíram. E isso é dito de forma metafórica, como se estivesse predito sobre a ressurreição dos mortos.” (Comentário ao livro de Daniel Livro XII, 1ss)
COMENTÁRIO AO LIVRO DE OSÉIAS [https://la.wikisource.org/wiki/Commentaria_in_Osee_(Hieronymus)]
118 – “E se é dito ao homem justo e ao eclesiástico: ‘Os cabelos brancos do homem são a sua sabedoria’ [Sabedoria 4, 8], por que não se diria ao iníquo e ao herege: ‘Os cabelos brancos do homem são a sua insensatez’?” (Comentário ao livro de Oséias Livro II, 7,8-10)
119 – “Surge então para nós a suspeita de que Sodoma e Gomorra foram as líderes no pecado, e Adama e Zeboim seguiram seus exemplos, de modo que os poderosos sofrerão poderosos tormentos [Sabedoria 6]; e o servo que conhece a vontade de seu Senhor e não a cumpre, será açoitado muitas vezes [Lucas 12]. Daí também, os homens eclesiásticos, se forem contidos pelos mesmos crimes que os hereges, de maneira alguma estarão sujeitos aos tormentos de Adama e Zeboim, que são inferiores, mas aos de Sodoma e Gomorra, que se dizem ser de crimes maiores.” (Comentário ao livro de Oséias Livro XI, 8-9)
120 – “Agora, o discurso se volta para Efraim, isto é, para as dez tribos, que ele chama de Canaã, conforme o que Daniel diz ao ancião, que certamente era da descendência de Judá: ‘Descendência de Canaã, e não de Judá, a beleza te enganou’ [Daniel 13, 56].” (Comentário ao livro de Oséias Livro XII, 7-8)
COMENTÁRIO AO LIVRO DE AMÓS [https://la.wikisource.org/wiki/Commentaria_in_Amos_(Hieronymus)]
121 – “Ou preparar-se para o encontro com o teu Deus, para que recebas o Senhor que vem a ti com toda avidez. Este é aquele que firma o trovão, ou os montes, ao som de cuja voz os pilares dos céus e os fundamentos da terra tremem [Eclesiástico 16].” (Comentário ao livro de Amós Livro II, 4,12-13)
122 – “Pois os poderosos sofrerão poderosos tormentos [Sabedoria 6], e a quem muito foi dado, muito será exigido [Lucas 12].” (Comentário ao livro de Amós Livro III, 6,7ss)
123 – “Vós que vos alegrais em coisas sem valor, ou ídolos e bezerros de ouro, que não são nada, como disse Ester ao Senhor: ‘Não entregues o teu cetro àqueles que não são’ [Ester 14, 11],
ou em coisas sem valor e mentirosas.” (Comentário ao livro de Amós Livro III, 5, 12)
COMENTÁRIO AO LIVRO DE JONAS
[https://la.wikisource.org/wiki/Commentaria_in_Ionam_(Hieronymus)]
124 – “O livro de Tobias, embora não seja incluído no Cânone, é usado pelos homens da Igreja, e menciona algo assim, quando Tobias diz a seu filho: ‘Filho, eis que estou envelhecendo e estou prestes a partir desta vida. Leva teus filhos e vai para Media, filho, pois sei o que Jonas profetizou sobre Nínive, que será destruída’ (Tobias 14). Na verdade, tanto nas histórias hebraicas quanto gregas, e especialmente em Heródoto, lemos que Nínive foi de fato destruída durante o reinado de Josias entre os hebreus e de Astíages, rei dos medos.” (Comentário ao livro de Jonas Prólogo)
COMENTÁRIO AO LIVRO DE MIQUÉIAS [https://la.wikisource.org/wiki/Commentaria_in_Michaeam_(Hieronymus)]
125 – “Mas, com a paz e o auxílio de Deus se retirando, porque resistiram ao Senhor, de quem se diz: ‘O Senhor que desfaz as guerras, Senhor é o seu nome’ [Judite 16, 3], não puderam resistir aos seus adversários, mas foram derrotados em todas as batalhas, e não houve quem desfizesse as guerras que surgiam contra eles, segundo ambos os tipos de inimigos, tanto os homens que os levaram cativos, quanto a força dos adversários, que diariamente destruíam suas almas com blasfêmias.” (Comentário ao livro de Miquéias Livro I, 2, 6-8)
126 – “E quando os sacerdotes são chamados de anjos pelo profeta Malaquias [Malaquias 2], e a boca deles é o oráculo do Senhor [Deuteronômio. 19, 19], sem aceitar presentes não julgam, lendo: ‘Presentes cegam os olhos dos sábios e são como um freio na boca, desviando a repreensão’ [Ecleciástico 20]; e quando é dito aos apóstolos: ‘Não possuais ouro, nem prata, nem cobre em vossos cintos’ [Mateus 10,9], e o dinheiro ganho com o trabalho é retirado das mãos do homem santo, vendem as palavras do Senhor e negociam com pombas no templo.” (Comentário ao livro de Miquéias Livro I, 3, 1)
127 – “Os amigos dos ricos são muitos, mas dos pobres até aqueles que parecem ser amigos se afastam. Por isso, se diz: ‘Se tens um amigo, prova-o na tentação’ [Eclesiástico 6, 7].” (Comentário ao livro de Miquéias Livro II, 7, 5-7)
128 – “E quando tiverem sido alimentados pela circuncisão espiritual, entendendo os pecados passados, se envergonharão de seus vícios e corarão, e estarão em uma confusão que leva à vida [Eclesiástico 4], porque há também outra confusão que leva à morte, na qual outrora habitava Ogue,
rei de Basã, uma vez que Basã se interpreta como confusão; desta confusão perversa o Senhor promete libertar o seu povo: ‘Disse o Senhor: Eu os trarei de volta de Basã, trarei de volta das profundezas do mar’ [Salmo 67, 23].” (Comentário ao livro de Miquéias Livro II, 7, 14)
COMENTÁRIO AO LIVRO DO PROFETA NAUM
[https://la.wikisource.org/wiki/Commentaria_in_Naum_(Hieronymus)]
129 – “E suponho que, assim como aquele que nasceu de Judá é chamado de ‘semente de Canaã’ por causa do pecado, e não de Judá [Dan. XIII, 56].” (Comentário ao livro de Naum III, 8ss)
COMENTÁRIO AO PROFETA HABACUQUE
[https://la.wikisource.org/wiki/Commentaria_in_Abacuc_(Hieronymus)]
130 – “E para que saibas que Habacuque viveu na época em que as duas tribos chamadas Judá já tinham sido levadas em cativeiro, Daniel pode te ensinar, pois Habacuque foi enviado a ele com um almoço para a cova dos leões [Daniel 14]: embora essa história não seja lida entre os hebreus. Portanto, se alguém aceita essa Escritura ou não a aceita, ambos os casos são a nosso favor: ou a aceita, e o livro de Habacuque é escrito após o ocorrido; ou não a aceita, e ele escreve como profeta, conhecendo os eventos futuros.” (Comentário ao livro de Habacuque – Prólogo)
131 – “Não sei se quem a viu juntamente com os outros louvando ao Senhor poderia dizer isso. Portanto, se entendermos ‘abismo’ de forma positiva, podemos dizer: ‘As águas dos caminhos mais perversos foram dispersas; teus sábios te viram, e emprestando a profundidade de seu conhecimento da tua visão (pois te viram e os montes se agitaram), expressaram em seus louvores tudo o que antes pensavam de ti.’ E, apropriadamente, ele chama a opinião imaginativa de ‘profundidade’, conforme Jesus, filho de Sirach, que disse: ‘Quem investigará o abismo e a sabedoria?’ [Eclesiástico 1, 2].” Comentário ao livro de Habacuque Livro II, 3, 11)
COMENTÁRIO AO PROFETA SOFONIAS
[https://la.wikisource.org/wiki/Commentaria_in_Sophoniam_(Hieronymus)]
132 – “E em outro lugar, a palavra é dirigida ao santo: quanto maior fores, tanto mais te humilha a ti mesmo, e diante de Deus encontrarás graça [Eclesiástico 3].” (Comentário ao livro de Sofonias Capítulo 2, 3-4)
133 – “E aos presbíteros que desejam corromper a castidade da Igreja sob a figura de Susana, Daniel diz: Este é o julgamento de Deus: semente de Canaã, e não de Judá [Daniel 13].” (Comentário ao livro de Sofonias Capítulo 2,8)
134 – “Aquele que é menor, logo merece perdão, e está próximo da misericórdia: Mas os poderosos sofrerão poderosos tormentos [Sabedoria VI, 6].” (Comentário ao livro de Sofonias Capítulo 3,8)
135 – “Como nossa esperança é certa e os votos dos judeus são vãos, de acordo com a primeira interpretação, vamos tecer o presente e último capítulo, e trazer o testemunho de Jesus, filho de Sirach: Quem lança uma pedra para o alto, lança sobre sua própria cabeça [Eclesiástico XXIII].” (Comentário ao livro de Sofonias Capítulo 3,19-20)
136 – “Mas os infiéis até exprobram a cruz de Cristo, e se o veem em angústia e tentação, dizem: ‘Onde estão as tuas misericórdias e as tuas justiças que tens operado?’ O que posso dizer sobre os infiéis, quando alguns dos príncipes das Igrejas exprobram tais homens, considerando suas vidas uma loucura, e não louvam sua conversão presente, mas reprovam seus pecados antigos? Eles não ouvem o mandamento: ‘Não reproves o homem que se converte de seus pecados’ [Eclesiástico 8].” (Comentário ao livro de Sofonias Capítulo 3,20ss)
COMENTÁRIO AO PROFETA AGEU
[https://la.wikisource.org/wiki/Commentaria_in_Aggaeum_(Hieronymus)]
137 – “Da mesma forma, quem não bebe nada, morrerá de sede: assim como em Judite (se alguém, no entanto, quiser receber o livro desta mulher): ‘E as crianças morreram de sede’ [Judite 8]. Mas quem bebe um pouco, bebe, sim, mas não até a embriaguez.” (Comentário ao livro de Ageu Capítulo I, 5-6)
COMENTÁRIO AO PROFETA ZACARIAS [ANO 406 D.C]
[https://la.wikisource.org/wiki/Commentaria_in_Zachariam_(Hieronymus)]
138 – “e também a viúva e o órfão, sobre os quais nos foi ordenado: ‘Sê um pai para os órfãos e, em lugar do marido, sê um protetor para a mãe deles;defendendo o órfão e fazendo justiça à viúva’ [Ecleciástico 4, 10].” (Comentário ao livro de Zacarias Livro II, 7, 8ss)
139 – “Habitarão, ou sentarão, portanto, os anciãos e as idosas, sobre os quais está escrito (se alguém, no entanto, deseja aceitar o livro): “A velhice honrada não se mede pelo tempo, nem se avalia pelo número de anos” (Sabedoria 4,8). Os cabelos brancos são a prudência dos homens, e a velhice é uma vida imaculada: sobre os quais o Senhor também fala a Moisés: “Reúna setenta anciãos, que você sabe serem anciãos” (Números 11, 16); por isso, antes de Abraão, ninguém foi chamado de ancião, sobre quem lemos: “Abraão morreu satisfeito com a sua velhice, idoso e cheio de dias” (Gênesis 25:8). Pois a glória dos anciãos são os cabelos brancos, sobre os quais se diz: “Os cabelos brancos do homem são a sua sabedoria” (Sabedoria 4, 8).” (Comentário ao livro de Zacarias Livro II, 8, 4-5)
140 – “Pois o Senhor se aproxima daqueles que não o testam, e mostra sua face àqueles que não são incrédulos (Sabedoria 1).”(Comentário ao livro de Zacarias Livro II, 8, 21-22)
141 – “Pois estas são as pedras que clamarão, se o povo judeu ficar em silêncio [Lucas 19], e rolarão enquanto estiverem no corpo sobre a terra, porque a habitação terrena sobrecarrega a mente com muitas preocupações [Sabedoria 9], e estando na carne, o Santo diz: “Quem me dera ter asas como uma pomba” [Salmos 54, 7].” (Comentário ao livro de Zacarias Livro II, 9, 15-16)
142 – “Assim, a felicidade prometida no tempo dos Macabeus, quando as pedras sagradas foram levantadas sobre a terra, e a causa israelita cresceu grandemente, a ponto de que novamente o povo se alimentasse com o trigo da Lei, e as virgens fossem embriagadas com o vinho do Espírito Santo, é prometida em parte.” (Comentário ao livro de Zacarias Livro II, 10, 1ss)
143 – “Portanto, também na Sabedoria, que é atribuída a Salomão (se alguém deseja aceitar o livro), encontramos escrito: ‘Ele criou todas as coisas para que existissem, e as gerações do mundo para serem salutares: e não haverá nelas veneno mortal’ (Sabedoria 1). Pois assim como o Senhor veio para buscar o que estava perdido e salvou o gênero humano, assim também destruiu as nações, porque as nações eram adversárias.” (Comentário ao livro de Zacarias Livro III, 12, 9)
144 – “E no volume mencionado acima está contido: “As coisas que estão no céu, quem as investigará, exceto aquele a quem tu deste sabedoria, e enviaste teu Espírito Santo das alturas; e assim foram corrigidos os caminhos daqueles que vivem na terra, e os homens foram instruídos nas coisas que te agradam” (Sabedoria 9,16).” (Comentário ao livro de Zacarias Livro III, 12, 9)
COMENTÁRIO AO PROFETA MALAQUIAS
[https://la.wikisource.org/wiki/Commentaria_in_Malachiam_(Hieronymus)]
145 – “Mas, se alguém, tendo naturalmente um caráter masculino, isto é, forte, rígido e robusto, sacrificar um caráter leve ou excessivamente feminino e lascivo devido à extrema suavidade, ou um caráter fraco e corrompido por diversas perturbações da alma, sentirá em si mesmo cumprido o que está escrito: “Os poderosos sofrerão poderosamente tormentos” (Sabedoria 6, 7).” (Comentário ao livro de Malaquias – Capítulo II, 1-2)
146 – “Mas se, reconhecendo Deus como doador e agradecendo àqueles por meio dos quais foi instruído por Deus, ele se humilhar e levar alimentos ao celeiro de Deus, isto é, ministrar o alimento das Sagradas Escrituras ao povo na Igreja, imediatamente as cataratas do céu se abrirão sobre ele, e uma chuva espiritual será derramada. E Deus ordenará às suas nuvens que chovam sobre ele, e ele desfrutará de abundância de todas as coisas, e Deus também repreenderá, por causa dele, o devorador, ou seja, as forças contrárias, e seu trabalho trará fruto. E ele alcançará aquilo que está escrito: “Bem-aventurado aquele que fala aos ouvidos dos que ouvem” (Eclesiástico 25).” (Comentário ao livro de Malaquias – Capítulo III, 7ss)
COMENTÁRIO AO EVANGELHO DE MATEUS
[https://la.wikisource.org/wiki/Commentaria_in_Matthaeum_(Hieronymus)]
147 – “Pois assim como o sal é necessário para temperar os alimentos e secar carnes, não tem outro uso. Certamente lemos nas Escrituras que algumas cidades, na ira dos vencedores, foram semeadas com sal para que nelas não brotasse nenhuma planta (Juizes 9). Portanto, que os doutores e bispos tomem cuidado e vejam: Os poderosos sofrerão tormentos poderosos (Sabedoria 6, 7); não há remédio: mas as ruínas dos maiores conduzem ao Tártaro.” (Comentário ao evangelho de Mateus Livro I, Capitulo 5,13)
148 – “Orando, porém, não faleis muito, como fazem os gentios. Eles pensam que serão ouvidos por causa de suas muitas palavras. Portanto, não vos assemelheis a eles. Se o gentio fala muito em oração, então o cristão deve falar pouco. Pois Deus não é ouvinte de palavras, mas do coração (Sabedoria 1, 6).” (Comentário ao evangelho de Mateus Livro I, Capitulo 6,7)
149 – “O Senhor negou, dizendo: Não conheço esse homem [Mateus 26, 72]; ou de que modo Jetro, sogro de Moisés, que certamente não acreditava no Deus de Israel, poderia ser uma árvore má, se deu um bom conselho a Moisés [Êxodo 18]; e Aquior falou algo útil a Holofernes [Judite 5]; e o Comediante disse (o que o Apóstolo aprovou como bem dito): “As más conversações corrompem os bons costumes” [1 Coríntios 15, 33].” (Comentário ao evangelho de Mateus Livro I, Capitulo 7,18)
150 – “Primeiramente é dito ao povo dos gentios pela conhecimento da lei natural: ‘Vai, e trabalha na minha vinha: isto é, o que não queres que te seja feito, não faças a outro’ [Tobias 4]. Aquele que respondeu arrogantemente: ‘Não quero.’ Mas depois, com a vinda do Salvador, realizou penitência, trabalhou na vinha de Deus, e corrigiu a obstinação das suas palavras pelo trabalho.” (Comentário ao evangelho de Mateus Livro III, Capitulo 21,28)
COMENTÁRIO A CARTA AOS GÁLATAS
[https://la.wikisource.org/wiki/Commentaria_in_Epistolam_ad_Galatas_(Hieronymus)]
151 – “O que Símaco transmitiu mais abertamente, dizendo: porque foi enforcado por blasfêmia contra Deus. Finalmente, perguntemos-lhes se Ananias, Azarias e Misael, recusando-se a adorar o ídolo de Nabucodonosor, foram enforcados num madeiro (Dan. 3); Eleazar também, noventa anos de idade sob Antíoco (2 Macabeus 6), rei da Síria, e com sete filhos uma mãe gloriosa, se os considerassem amaldiçoados (2 Macabeus 7)” (Comentário a Epistola aos Gálatas Livro I, Capitulo 3,2)
152 – “É longo se eu quiser distinguir todos os tipos de zelo, bons ou maus, do tesouro das Escrituras. O bom zelo lemos em Finéias (Números XXV), Elias (1 Reis XIX), Matatias (1 Macabeus 2, 26-27) e no apóstolo Judas (mas não o traidor), que, por sua notável virtude zelosa, também recebeu o nome de Zelota (Atos I). O mau zelo, porém, como o de Caim por Abel (Gênesis IV) e de outros para com os demais.” (Comentário a Epistola aos Gálatas Livro II, Capitulo 3,14)
COMENTÁRIO A CARTA AOS EFÉSIOS
[https://la.wikisource.org/wiki/Commentaria_in_Epistolam_ad_Ephesios_(Hieronymus)]
153 – “Pois se diz a Deus: Amas todas as coisas e nada desprezas das que criaste; porque não terias feito nem amado coisa alguma, se a tivesses odiado.” (Sabedoria 11, 23)” (Comentário a Epístola aos Efésios Livro I, 1, 6)
154 – “Feito, dizem, por sua própria vontade, não criado assim desde o princípio. Como então a morte é chamada, quando por inveja do diabo a morte entrou no mundo?” (Sabedoria 2,24)” (Comentário a Epístola aos Efésios Livro I, 2, 1)
155 – “E como alguns pensam que foi revelado aos apóstolos de Cristo o mistério que era desconhecido de Salomão, quando todos os apóstolos foram mais sábios do que Salomão, e a voz divina prometeu isso até aos patriarcas? Salomão também fala confiantemente de si mesmo: ‘Deus me ensinou a sabedoria, e eu conheci o entendimento dos santos’ (Sabedoria 7, 21).”(Comentário a Epístola aos Efésios Livro II, 3, 5)
156 – “E aquele que, contemplando a eternidade de Deus, considerou o breve espaço da vida humana quase como um instante, terá sempre diante de seus olhos a morte e será humilde e abatido. Pois o corpo corruptível oprime a alma, e este tabernáculo terreno sobrecarrega o entendimento, que se preocupa com muitas coisas” (Sabedoria 9, 15).” (Comentário a Epístola aos Efésios Livro II, 4, 2)
157 – “Mas também a explicação geral pode ser aplicada à interpretação específica, para preservar a unidade do espírito no vínculo da paz, para que não seja arrastada por todo vento de doutrina, nem seja mudada como a lua pelos caprichos dos tolos, agora servindo ao diabo, agora a Deus (Eclesiástico 27).” (Comentário a Epístola aos Efésios Livro II, 4, 4)
158 – “Àquilo que agora ele ordena, não dê lugar ao diabo, isso é comparável ao que está em Eclesiástico: Se o espírito daquele que tem autoridade se elevar sobre ti, não lhe dês lugar (Eclesiástico 10, 4)”. (Comentário a Epístola aos Efésios Livro II, 4, 27)
159 – “Porque, embora no outro haja menos, todavia, é uma glória ser igual à luz das estrelas; e no outro, ao lado do progresso do conhecimento, há tormentos maiores. Os poderosos suportarão tormentos” (Sabedoria 6, 7).” (Comentário a Epístola aos Efésios Livro III, 5, 30)
RODRIGUES, Rafael. 159 Citações de São Jeronimo ao livros deuterocanonicos. Disponível em <https://apologistascatolicos.com.br/159-citacoes-de-sao-jeronimo-ao-livros-deuterocanonicos/>. Desde 27/07/2024
Parabéns pelo excelente artigo.
Rafael mais uma vez parabéns me tira uma dúvida por gentileza? No Prefácio aos escritos de Salomão. ano 393 d.C poderia explicar a frase “mas não os recebe entre as Escrituras canônicas, “?
Nesse prefácio ele está dizendo que os livros deuteros não eram canônicos, justamente no período onde ele chegou na Palestina, muito influenciados pelas opiniões judaicas.
Muito obrigado Rafael, é importante refutar essa objeção e explicar que São Jerônimo a partir de um determinado momento da vida ele aceitou os 7 santos livros Deuterocanônicos parabéns pelo excelente trabalho na defesa dos Santos Livros Deuterocanônicos e também é importante nesse estudo explicar a questão de Melitão de Sardes.
Olá Luiz, isso já foi feito aqui: https://apologistascatolicos.com.br/sao-jeronimo-e-os-livros-deuterocanonicos-um-estudo-definitivo/
hey Rafael, muito obrigado pelo blog deste que me ajudou muito a me trazer de volta a Igreja Católico dos tema dos Deuterocanonicos. poderia escrever sobre história geral de King James 1611 original que tem 80 livros, foi por essa bíblia me encantou língua Shakespeare…
Aqui: https://apologistascatolicos.com.br/a-qinconveniente-historiaq-da-biblia-original-do-rei-tiago-kjv-2/